Eu e meu marido tivemos 2 noticias ótimas ontem: nasceu a segunda netinha. Foi surpresa pois esperávamos que a pequerrucha só chegaria na próxima semana. Ambas estão passando bem, o pai e o avô curuja não param de sorrir.
A segunda noticia boa diz respeito a minha carta de séjour. Aqui a gente tem que participar de um dia de formacão cívica. Anteontem foi minha entrevista, a consulta médica e a avaliacão do conhecimento do idioma francês. Tudo ocorreu numa cidade perto de Lille. Dessa entrevista, junto comigo participaram 2 marroquinas , 1 algeriana, 2 turcos, 1 senegalesa, 1 casal de camaroneses, etc. O meu dia para a formacão civica foi agendado para depois do dia da minha volta para o Brasil, assim, eu não poderia fazer. E é obrigatório. Ontem, a funcionária me ligou para dizer que me encaixou no dia 14 de junho (uma semana antes de uma viagem que faremos à Italia). Ufa ! Pulei 2 fogueiras: uma, porque ela conseguiu a data para mim; a outra porque a data encontrada não foi no mesmo dia da viagem para a Itália. E já havíamos comprado as passagens. Caramba! Isso foi uma cagada da sorte! Vamos passar uns dias com a minha prima do blog rosestaccone. Vamos até Bruxelas pegar o avião rumo a Roma. Além de ser mais perto de onde moramos, é mais barato, digamos, 80% mais barato! É espantosa a diferença de preço. Basta atravessar a fronteira. Por falar nisso, aqui na França está tudo caro.
Eu e o Sena, na boquinha da noite!Champs-Elysées e o Arco do Triunfo da Estrêla . Biblioteca Nacional da França e sua esplanada de ipê (comprimento : 375 m).
A BNF vista de uma de suas torres. Abaixo da esplanada, encontram-se as salas de leitura e de trabalho. As torres são previstas para depósitos do acervo e ainda não estão sendo utilizadas (são 4 torres de 79m de altura). É uma previsão para o futuro conforme o aumento do acervo que, hoje, é de aproximadamente 13 milhões de livros e impressos, fora os manuscritos, os periódicos, etc, etc. Cada país possui uma BN cujo objetivo principal é o registro e a guarda da produção intelectual nacional preservando-a para as gerações futuras através, principalmente, do Depósito Legal. As BNs não são bibliotecas de empréstimo. Para saber mais: BNF http://www.bnf.fr/
Conheça também a nossa Fundação Biblioteca Nacional, situada no Rio de Janeiro: http://www.bn.br/
Otima atitude da mãe. E, se você vier com criança por aqui, não esqueça de garantir que ela não se perca! Se eu tivesse feito isso com o meu filho quando ele tinha 9 anos, eu não o teria perdido no Louvre (é de imaginar o desespêro que o fato causou em ambos se bem que um menino de 9 anos ja não é tão pequeno assim, só que ele não falava francês e o Louvre é um mundão de gente onde ninguém repara em ninguém), então, tome suas precauções pois a thurma dribla a gente com a maior facilidade, nem que seja colocando um crachá pendurado no pescoço da criança com o endereço dos pais aqui, é claro). Já vimos isso ai no Brasil também.
Fachada da Catedral de Metz 1.
Fachada da Catedral de Metz 2.
Antiga forma de leitura usada nas igrejas e catedrais góticas para mostrar ao povo (sem acesso à cultura) o julgamento final, o que se passa no paraiso e no inferno, a diferença entre o bem e o mal, etc. Acima, Deus julgando. Abaixo, o anjo pesando os pecados e separando os bons dos maus. Metia medo, não é? Ora, será que isso mantinha o povão quieto enquanto os poderosos faziam e desfaziam?
.
10 comentários:
Ola minha linda, em primeiro lugar obrigada por vim no meu blog.
Eu moro na França também e ja passei por todas essas burocracias pra pegar minha carte de séjour, ja vou renovar a segunda este ano.
Adoro passear em Paris, mas ultimamente estou fazendo uma formaçao que é la, e tenho me cansado desse agido que é a bela Paris!
Gostei daqui, eu volto!
Liz
Na Europa, como um todo, desde a Unificação, o euro ficou muito alto. Mas, pelo visto, vc está aproveitando.
Postei sobre o filme Across the Universe.
Vá lá:
wwwrenatacordeiro.blogspot.com/
não há ponto depois de www
Um beijo,
RENATA MARIA PARREIRA CORDEIRO
Olá Liz,
Seja bem vinda. Apareça sempre.
Aqui onde moro, é mais tranqüilo. Paris é um mundo de cultura, de história e, por isso, é uma loucuuuuura imprescindível! Ça bouge trop!
abr
Olá Renata, como vai? Menina, ainda vamos aproveitar mais! Ficou tudo caro por causa da ganância dos empresários. Quando a França adotou o Euro houve uma disparada doida dos produtos e serviços. Não respeitaram a paridade euro/franco. E o presidente atual daqui beneficia mais ainda os empresários. Mas, enquanto muita gente tem mania de boutiques e de aparecer em carro novo, etc, etc, a mania da minha gente é essa: viajar e proporcionar o mesmo aos nossos. Sem falar que aqui, fazer turismo ainda é mais barato do que no Brasil. Infelizmente! Um beijo.
Adorei!
E com carta na mão agora???
aiaiaiaiai
Adorei as fotos... e ah, Parabéns né!!! Beijos
Olá Veneide,
Parabéns pelas tuas conquistas.
Europa, França, que sonho lindo, sonhocom este lugar que pra te é uma delicosa realidade, lindas fotos, secesso pra te
Beijos,
Cris
Oi, Veneide,
Aqui, no Rio, chove desde ontem e a temperatura baixou para os 17 graus, que para os cariocas, nativos e adotados, é um frio e tanto, acostumados que somos aos 40 graus. Assim, viajar por Paris, nesta tarde de domingo chuvoso, é tudo de bom... rs, e você me proporcionou isto, que legal!
Ah! Não consegui entender o que seja "séjour".
Um beijo e boa viagem.
Para David:
Ah, com a carta na mão agora vou longe, né? eheheh
Para Kiara:
Obrigada Ki. Fui no blog mas não comentei nada ainda. Vou aparecer logo, logo. bjs
Para Crisfonseca:
obrigada Cris, você é um amor.Seus comentarios elevam a alma. Nunca se ausente.
Para Hernani:
Sinto-me gratificada pelo seu comentario. Aguarde: estou tentando inserir mais fotos. Nesse momento,estamos colocando a casa em dias aproveitando o verão.
um gde abraço
Teus olhos são sóis adormecidos
Perdidos no profundo da noite
Luzeiros na procura da aurora
Que viajam sem rumo ou norte
Procuram a ironia do tempo
Os gritos que um rosto apregoa
Uma taça de ouro frio
O tempo que uma alma magoa
Boa semana
Doce beijo
Postar um comentário