terça-feira, 4 de março de 2008

O belo e o engraçado. Tudo é arte.

Castelo de Schönbrunn, Wagenburg, carruagem imperial austríaca (construída pelos idos de 1763). Faz parte das coleções do Museu Kunsthistorisches, Austria.

É de cair o queixo!

Esculturas de Franz Xavier Messerschmidt, localizadas no sala dos Grotescos, no Belvedere Inferior (jardins, etc) do Palácio Schwarzenberg.

Sorria!

Sissi, a Imperatriz

Retrato de Elizabeth, por Franz Winterhalter (1865), no Hofburg, Viena.

Elizabeth era linda e foi soberana austríaca. Casou-se com o primo Francisco José, (Imperador da Áustria por 68 anos, de 1848 à 1916) que, desde que a vira, apaixonara-se perdidamente.
Sissi, como é conhecida, aos 30 anos de idade não permitiu mais que a retratassem. Sua vaidade não deixava mostrar as rugas que começavam a se instalar em seu belo rosto. Sua criada dedicava horas a pentear sua longa e linda cabeleira. Chegava a comer quase nada para manter a silhueta e, quando vemos alguns de seus vestidos expostos no palácio imperial (o Hofburg), podemos ver o quanto sua cintura era fininha. Ela era linda, mas não ria muito: seus dentes não eram bons, o que a fazia sofrer com o tratamento paliativo da época. Depois de uma existência cheia de luto e de dores (perdera sua filha mais velha aos dois anos de idade e seu único filho homem, Rodolfo, se suicidara), seu fim também fora trágico. Em uma época de muitas mudanças de regime de governo, declínio da dinastia dos Habsburgos, Sissi viajava muito pela Europa e, em uma de suas viagens, em Genebra, foi apunhalada por um anarquista, não resistindo aos ferimentos. Que Deus dê paz à essa linda e batalhadora mulher.


Uma coisa que adoro.

Uma coisa que adoro.
No inverno, fica tudo assim. Foto:D.B.

Os lagos

Os lagos
Pegamos nossos remos e varejões e saímos com muito cuidado para não triscar nos jacarés e sucuris. Foto: Veneide