quarta-feira, 13 de julho de 2011

Fotos e fotos.

Eu e meu marido temos muitas fotos de todas as nossas viagens. Ainda preciso tirar um tempo para selecionar, redimensionar e so depois publica-las. Muitas fotos minhas saem tortas por eu ser uma metralhadora e não ajeitar o ângulo. Mas ainda publicarei algumas além dessas que estão aqui. São nossos momentos mas, gostamos de compartilha-los com os amigos.

Vamos fazer um jardim para nós?

Eh mais quem quer ter o jardim mais lindo. Quem ganha é a cidade e a natureza.


Vamos encher a frente da casa de flores?

E o quintal?
 


 

E parques públicos?



Amiens: zoologico e Catedral.Como é bom ser criança!















Mais um pouco daqui.

Vivemos no Norte da França. Uma região cheia de florestas, campos, eclusas, canais e lagoas. Entre jardins, plantações de milho, batatas, ervilhas, beterrabas, etc. Entre agricultores motorizados, criadores de gado, usinas de açúcar de beterraba, cervejarias, fábricas de queijo e outros. O Norte da França ja foi muito próspero na indústria têxtil e ainda e' na industria alimentícia. Atualmente, como no mundo inteiro, o comércio está invadido por produtos fabricados na Asia e na Africa. Destacam-se em primeiro lugar aqueles fabricados e confeccionados pelos chineses. Mesmo as grandes e célebres marcas de confecção, de calçados, eletrodomésticos, perfumes e cosméticos (as embalagens) não escaparam à busca da mão de obra barata. Isso é uma das grandes causas de desemprego, principalmente aqui na Europa.
Mas, a região aqui é linda e bem cuidada, com atenção especial à educação da criança, à saúde do cidadão (talvez o melhor sistema de saúde do mundo).
A caça e a pesca são protegidas por leis rigorosas. Para caçar e pescar a pessoa tem que ter carteirinha expedida pelo órgão responsável para temporada bem definida e restrita. Não pode matar qualquer animal, não. (Caminhamos muito por aqui e sempre encontramos coelhos, esquilos e veados comendo nos campos). A desobediência à lei é punida com pena severa. Não tem essa de apadrinhamento, irmão de fulano, filho de sicrano, ou « você sabe com quem está falando?» típico da mentalidade de muita gente aí no nosso querido Brasil que pensa que pode mandar em tudo, inclusive na consciência e na dignidade das pessoas. Mas vamos ver a foto da Gazeta da Sensée.
Na lagoa do lado direito da foto, abrigo de pescadores. A esquerda abaixo, orientação às crianças dentro da sala de controle de uma grande eclusa. Integração entre escola x comunidade.

Uma coisa que adoro.

Uma coisa que adoro.
No inverno, fica tudo assim. Foto:D.B.

Os lagos

Os lagos
Pegamos nossos remos e varejões e saímos com muito cuidado para não triscar nos jacarés e sucuris. Foto: Veneide