domingo, 19 de agosto de 2012

Entre a Polônia e a Alemanha.

Ē hora de atualizar esse blog ! Então, vamos lá!
Berlim, na Alemanha. Depois, Szczecin (Stettin), Poznam e Wroclaw (Vróssuav) na Polônia. Pronúncia dificil mas, belas cidades e povo acolhedor e trabalhador. A Polônia passou por um processo de invasão e exploração por vários paises entre eles a Alemanha e a Rússia. Vale indicar o link http://pt.wikipedia.org/wiki/Polonia caso alguém queira se aprofundar no assunto.
 Onde você passa você vê trabalho, reforma e ampliação de estradas, etc. Durante a crise econômica que abalou alguns paises da União Européia, a Polônia foi um dos poucos que não sentiu o problema.
Atravessamos de balsa da Polônia para a Alemanha para conhecer uma base alemã de fabricação e teste dos foguetes V1 e V2 durante a 2a Guerra Mundial. Por isso aconselho também a leitura sobre Pennemünde, municipio alemão localizado na fronteira com a Polônia, onde foi instalada a base. (Os alemães usavam a mão de obra dos prisioneiros fossem dissidentes do regime nazista ou judeus, ciganos, etc.) http://pt.wikipedia.org/wiki/Peenemünde Um de seus diretores foi Wernher von Braun o cientista nazista que, com a derrota dos alemães, se entregou aos americanos vindo depois a trabalhar na NASA.
Peço mil desculpas por não haver traduzido as informações abaixo. A autoria é do Museu de Historia e Tecnologia-GMBH de Pennemünde. Mas não posso deixar de passar a informação.


Catapulta.
Catapulta de lançamento dos foguetes acima.








Maquete da base.




Usina de fornecimento de energia p a base.
Clique em cima. Os foguetes.
Submarino em exposição.
Alguns prisioneiros forçados a trabalhar e outros.


Uma coisa que adoro.

Uma coisa que adoro.
No inverno, fica tudo assim. Foto:D.B.

Os lagos

Os lagos
Pegamos nossos remos e varejões e saímos com muito cuidado para não triscar nos jacarés e sucuris. Foto: Veneide