domingo, 19 de agosto de 2012

Entre a Polônia e a Alemanha.

Ē hora de atualizar esse blog ! Então, vamos lá!
Berlim, na Alemanha. Depois, Szczecin (Stettin), Poznam e Wroclaw (Vróssuav) na Polônia. Pronúncia dificil mas, belas cidades e povo acolhedor e trabalhador. A Polônia passou por um processo de invasão e exploração por vários paises entre eles a Alemanha e a Rússia. Vale indicar o link http://pt.wikipedia.org/wiki/Polonia caso alguém queira se aprofundar no assunto.
 Onde você passa você vê trabalho, reforma e ampliação de estradas, etc. Durante a crise econômica que abalou alguns paises da União Européia, a Polônia foi um dos poucos que não sentiu o problema.
Atravessamos de balsa da Polônia para a Alemanha para conhecer uma base alemã de fabricação e teste dos foguetes V1 e V2 durante a 2a Guerra Mundial. Por isso aconselho também a leitura sobre Pennemünde, municipio alemão localizado na fronteira com a Polônia, onde foi instalada a base. (Os alemães usavam a mão de obra dos prisioneiros fossem dissidentes do regime nazista ou judeus, ciganos, etc.) http://pt.wikipedia.org/wiki/Peenemünde Um de seus diretores foi Wernher von Braun o cientista nazista que, com a derrota dos alemães, se entregou aos americanos vindo depois a trabalhar na NASA.
Peço mil desculpas por não haver traduzido as informações abaixo. A autoria é do Museu de Historia e Tecnologia-GMBH de Pennemünde. Mas não posso deixar de passar a informação.


Catapulta.
Catapulta de lançamento dos foguetes acima.








Maquete da base.




Usina de fornecimento de energia p a base.
Clique em cima. Os foguetes.
Submarino em exposição.
Alguns prisioneiros forçados a trabalhar e outros.


2 comentários:

Alcilene Cavalcante disse...

Eita, que ela não pára..

Eu, sem clone disse...

Oi Alcilene!
Se parar enferruja, rsrsrs.

Uma coisa que adoro.

Uma coisa que adoro.
No inverno, fica tudo assim. Foto:D.B.

Os lagos

Os lagos
Pegamos nossos remos e varejões e saímos com muito cuidado para não triscar nos jacarés e sucuris. Foto: Veneide