domingo, 26 de agosto de 2012

Ponte binacional e as estradas em julho 2011...

Faço um parêntese nos posts sobre nossas viagens por aqui pela Europa para publicar alguma coisa sobre nossa ida para Macapá em julho de 2011. Atrasada? Sim. Mas tenho fotos que não publiquei da ponte binacional concluida pelo fato de naquela época termos ido logo para nosso terreno rural onde não tem Internet. Desculpas esfarrapadas? Não. Muitas pessoas já publicaram fotos recentes da ponte. 
Eu mostro também como estava o outro lado naquela época: a estrada que leva até a ponte do lado guianês. Mas, por que estou publicando agora depois de um ano dessa viagem? Porque vejo que algumas pessoas de várias partes do Brasil e até do exterior acessam meu blog quando procuram saber via Google sobre a trafegabilidade da BR 156, que liga o Municipio do Oiapoque à Macapá. E o que encontram? Informações atrasadas sobre a ponte ainda em construção e uma estrada com pontes quebradas (e até incendiadas) e atoleiros que dão calafrios so' de imaginar. O que pretendo também é informar que o Governo do Estado do Amapá tem passado aos cidadãos amapaenses as seguintes informações:
1- sobre a ponte binacional: o governador Camilo Capiberibe esteve recentemente no Oiapoque para dar inicio ao asfaltamento do trecho da estrada entre a ponte binacional e à cidade do Oiapoque;
2- sobre a construção dos prédios para funcionamento dos orgãos pùblicos necessários a uma zona fronteiriça (uma das exigências legais para a inauguração da ponte), ainda não se tem noticia concreta.
3- sobre o trecho sem asfalto de 190km da BR156: o secretário Sérgio LaRocque informou em emissora local de Macapá que desse trecho ja foram asfaltados 30 km (queira Deus!). Isso vou verificar brevemente pois, daqui a um mês estarei passando novamente por essa estrada. So sei que o nosso Governador está trabalhando. Que Deus abençôe todo esse pessoal para que possam concluir esse asfaltamento e construir pontes seguras para passarmos. Então, aqui estão algumas fotos e, desculpem o atraso:
Trecho que liga St George de l'Oyapoc à Ponte Binacional, Guiana Francesa.Veneide

Estrada que leva à Ponte Binacional, Guiana Francesa.Veneide julho 2011. 

A ponte em julho 2011.

Fazenda na BR 156. Veneide

Igarapé em terra indigena às margens da BR156.Veneide

Atoleiro. Mas todo mundo ajuda.

Um ajuda o outro. Afinal, você também pode precisar.

Numa dessas paradas você pode comprar frutas.

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá, meu nome é Roberto sou do RS e ja estive algumas vezes em Macapa , Oiapoque e Guiana ( tenho passaporte Italiano e por isso não tenho problemas para entrar ). Já procurei em vários lugares noticias sobre a ponte Oiapoque Guiana e nada , o que eu queria saber é se já se pode ao menos cruzar a pé ou de bicicleta ou moto até a inauguração que sabe la deus quando será. Se vc tiver notícias agradeço muito.

Roberto

e mail: robertoajaya@hotmail.com

Eu, sem clone disse...

Ola, Roberto.
Agradeço pelo seu comentario no meu blog. Se a resposta que darei puder lhe ser util ficarei satisfeita. O que posso dizer é que cheguei ontem da Europa via Caiena/Oiapoque e vi que, do lado francês, o acesso à estrada que leva à ponte está fechado. Do lado brasileiro, o trecho de menos de 2 km que liga a ponte à cidade de Oiapoque ainda está em fase de asfaltamento, segundo fontes oficiais do Gov do Estado. A ponte só será inaugurada depois que o lado brasileiro montar toda a estrutura necessária a uma área de fronteira (pelo menos é isso que sabemos por aqui). Acredito que a ponte esteja fechada para trânsito de qualquer espécie pois essa travessia deverá ser bastante controlada. No lado francês, em St George, existe o controle da policia de fronteiras. A travessia do rio ainda é feita pelas inúmeras voadeiras brasileiras. Estou preparando um post mas não tem nenhuma novidade em relação à ponte: só algumas fotos dos trabalhos de drenagem, pavimentação e construção de pontes em concreto na BR 156.

Magno disse...

Olá!!
Em Julho de 2013, pretendo passar pelo Oiapoque, e gostaria de ter informações sobre a conclusão da obra da ponte que liga o Brasil a Guiana Francesa. O Lado brasileiro já foi concluído ? já pode atravessar sobre a ponte ?

Grato
Magno
magnum945@hotmail.com

Eu, sem clone disse...

Olá Magno! A ponte está pronta mas ainda não foi inaugurada. Atravessamos o rio de voadeira.

Uma coisa que adoro.

Uma coisa que adoro.
No inverno, fica tudo assim. Foto:D.B.

Os lagos

Os lagos
Pegamos nossos remos e varejões e saímos com muito cuidado para não triscar nos jacarés e sucuris. Foto: Veneide