domingo, 15 de julho de 2007

Sejam bem-vindos o canto do sabiá e as fezes do bem-te-vi!

Minha terra tem palmeiras
onde cantam o bem-te-vi e o sabiá.
E, entre essas palmeiras
tem o açaí, o buriti e o mucajá.
Mas é no açaizeiro do vizinho
que vem cantar o sabiá
e na grade da minha janela
que ele vem pousar.

O danado do bem-te-vi se empanturra
no açaizeiro do vizinho, no meu pé de abiu e na sapotilheira.
Depois, canta como um desesperado.
Os vizinhos gritam: “Xô bem-te-vi,
não vem agourar as meninas daqui"
(quando o bem-te-vi canta muito perto da casa de alguma mocinha,
significa que vem bebê a caminho).

No jardim do meu amado, país longínquo e frio,
tem groselhas, peras e ameixas mil.
O sol apenas se mostra, o vento é traiçoeiro,
lá pelos meses de novembro a fevereiro.

Assim, preferindo o sol e o açaí,
vou ficando por aqui. Deus quer.
Meu bem está vindo, chegando devagar,
pensando em mim, no açaí, no navegar,
nas palmeiras da nossa terra.
O bem-te-vi não incomoda:
não posso mais engravidar. Ahahah!

Porém, o canto insistente do sabiá
não deixa ninguém dormir!
Já o bem-te-vi, adora soltar umas manchas de açaí
sobre o carro e a roupa no quintal.

Amo minha terra cheia de palmeiras.
Choro por minha terra desrespeitada
e sua natureza violentada.
Oro a Deus para livrar meu país dos corruptos
e fazer as pessoas compreenderem,
que aquele que compra seu voto
compra sua alma para espezinhá-la.

Sejam bem-vindos o canto do sabiá e as fezes do bem-te-vi!

Veneide 15.07.2007

3 comentários:

Ricardo Rayol disse...

Encheu a boca esse açaí, mas fezes não rs.. belo texto.

RoSta disse...

foi como um golpe de vento no meu rosto a imagem do açai...que maldade com quem ta longe...
bellisimo texto, o Gonçalves Dias nunca tomou açai, se nao ele tinha feito desse jeitinho ai que vc fez rsrsr...

Anônimo disse...

Esse açai deixa a gente com uma vontade imensa de toma-lo até cansar.
Veneide seu blog ta cada vez melhor, gosto muito de suas palavras.
Leia o que eu modestamente criei hj num momento de reflexão:
Vida, vida passageira.
Vida vivida ao manhecer de cada dia
Vida feliz, vida vencida, vida bem vivida pelos bons atos decididos, ou, mal vivida pelos atos mal vividos.
Seja como for a vida tá ai.
Bem resolvida ou mal resolvida.
Mas, acima de tudo para ser vivida.
Claudinha-26/06 (não se compara com o que escreves, nem quero isso, pois não quero copiar ninguém, quero ser apenas eu.)
Bjs.

Uma coisa que adoro.

Uma coisa que adoro.
No inverno, fica tudo assim. Foto:D.B.

Os lagos

Os lagos
Pegamos nossos remos e varejões e saímos com muito cuidado para não triscar nos jacarés e sucuris. Foto: Veneide