terça-feira, 16 de outubro de 2007

Com um pouco de atraso.

Que país é esse?

Certamente você lembra da famosa pergunta do Renato Russo e de sua não menos famosa música.
Podemos ampliar o leque de questões ainda mais. Vejamos: Que pais é esse? Que políticos são esses? Que pessoas são essas? Que eleitores somos todos nós?
Respondamos então, ou melhor, tentemos responder, se conseguirmos:

O país: o mesmo de sempre, sempre explorado e inexplorado indevidamente. Porque explorado e inexplorado. Não é preciso muito esforço para descobrir quando se acompanha a história de nosso país desde sua “descoberta” até a atual corrida aos biocombustíveis e outras cositas mais (quanto a isso já estamos com um pé na frente e outro atrás, pois a propaganda está muito grande e se ampliando como se o Brasil não fosse produzir nada mais que cana, cana e cana). E as viagens de nosso caro presidente exatamente no momento político atual enquanto o povo torce para que caia o Renan! E não sonhe que a CPMF vai cair porque também não vai pois, os acertos entre os nossos caríssimos representantes para que se mantenha a estuprante e forçada contribuição já estão sendo articulados há tempos.

Que políticos são esses? Você sabe...Os mesmos que fazem os acertos contra o bolso do cidadão. Aqueles mesmos que tentam comprar seu voto, sustentam a família do vizinho da outra rua com cesta básica, enchem a frente das casas dos compadres de material de construção, distribuem cargos no serviço público, etc, etc. Não, não são todos. Aprendamos a separar o joio do trigo. Para toda regra há sempre uma exceção (você já esqueceu?). Então, esse cidadão vai reclamar para quem quando os medicamentos (ou os remédios, como quiser) sumirem dos hospitais públicos? Vai exigir segurança de quem quando o bandido assaltar sua casa? Reclamará muito menos se seu filho estiver empregado por apadrinhamento, se sua comida não faltar na mesa, se sua luz continuar sendo paga pelo dinheiro dos bobões que reclamam...como eu e você que pagamos nossas contas e nossos empregados em dia. Ora, que seja dada a oportunidade para cada homem aprender a “pescar seu peixe” em vez de encontrá-lo já pronto para engolir, dentro de seu prato! Assistencialismo nunca fez alguém progredir. Só faz acomodar as pessoas. Mas, infelizmente, isso também dá voto!

Que pessoas são essas? As mesmas que recebem tudo, citadas acima e mais aquelas que têm como barganhar um cargo para a mulher, outro cargo para a amante, outro cargo para a filha e trocar outros favores mil. E depois, ainda olham para você, cidadão honesto, de cabeça erguida e de cima para baixo como se fosse você a escória da sociedade, o pária parido pela p que pariu! Você sabe! Se não sabe procure se informar pois tudo se pode ler e ouvir hoje em dia. Afinal, a liberdade da imprensa e da comunicação atingiu seu apogeu e marcha de mãos dadas com o mundo virtual e a democracia.

Que eleitores somos todos nós? Eu, tu, ele, nós, vós, eles. Somos todos culpados: por conivência, por omissão, por votarmos nos mesmos sempre pois, ainda que a honestidade não esteja estampada na cara do candidato (ou candidata), podemos procurar conhecer um pouco de sua vida, seu comportamento, suas referências, enfim. Seria necessário a existência de um Serasa Político que fornecesse ao eleitor um raio x de cada candidato.
Ei, um bom ai para copiar essa idéia. Prometo que não vou requerer os direitos concernentes. Mas, cá para nós, você acha que a maioria do eleitor iria levar esse tipo de Serasa a sério?

3 comentários:

RoseStaccone disse...

poxa prima, to passada!!!quer dizer entao que acabou o 13 salario?!!ninguem me falou nada...(quando ligo pro Brasil)mas è fato comprovado mesmo??O povo ta sabendo ?acho estranho toda essa calmaria quando o mundo ta vindo abaixo...ninguem nao fez nada? nem uma passeatazinha???o que ta acontecendo?o povo brasileiro alem de omisso esta alienado??!!!esiado???!!!

Veneide disse...

Nao, prima. Foi um e-mail que percorreu por ai com essa falsa noticia. Ja exclui do post.

abr

Veneide

Magui disse...

Realmente, a coisa é feia mas não tão da forma que fez vc sumir do blogue. A vida continua e este país já esteve pior.Agora , precisamos ficar atentos porque , pelo jeito estão tramando uma reforma constitucional adotando a mesma fórmula do Hugo Chaves, ou seja, mandatos sucessivos e indeterminados.Pode????!!!!!Aqueles que deam causa a uma ditadura de 20 anos , agora, 20 anos depois do retorno da democracia vão no impor outra.É de arrancar os acabelos!
Volte logo.

Uma coisa que adoro.

Uma coisa que adoro.
No inverno, fica tudo assim. Foto:D.B.

Os lagos

Os lagos
Pegamos nossos remos e varejões e saímos com muito cuidado para não triscar nos jacarés e sucuris. Foto: Veneide