domingo, 10 de fevereiro de 2008

Algum tempo em outros lugares: copa 2002

Eu e o chéri na Place des Vosges, no Marais, em Paris, tendo ao fundo a casa de Victor Hugo. (jul. 02)







Jogo da seleção brasileira, copa 2002. Nesse dia, os policiais franceses liberaram os muros do prédio do Hôtel de Ville de Paris. Aí, subimos, né!






A torcida brasileira seria quase geral se não fosse um grupo de alemães que gritava "Deutschland! Deutschland!". Franceses e brasileiros torciam pelo Brasil. Ora, depois da perda que sofremos em 98, a galera sambava no pátio do Hôtel de Ville.
Em 98, eu, meu filho e umas amigas francesas estávamos voltando de Londres no último jogo da copa. Atravessávamos o Eurotúnel quando sofremos a derrota para os franceses. Assistimos ao jogo por uma televisão bem pequena que havíamos comprado em Londres. Detalhes: no vagão, só estávamos nós de brasileiros e alguns franceses que, ao verem nosso aparelho de tv, aproximaram-se de nós. Estávamos crentes que a vitória seria nossa. Imaginem a nossa cara de tristeza depois do segundo gol sofrido pela seleção. Aí, só nos restou congratularmos os amigos franceses pela vitória...deles.
Ao se aproximar de Paris, o trem quase parou ao passarmos pelo estádio de St. Denis, pois os franceses corriam como doidos, atravessando tudo pela frente, festejando a vitória. Já em 2002, quando ganhamos o penta campeonato, a França já havia sido derrotada e a maioria dos franceses torcia pelo Brasil. Digo a maioria porque os franceses não são fanáticos, como nós. rsrsrs. E eu não vi nenhum francês torcer pela Alemanha nesse dia.

Depois da emoção do penta, um jantarzinho em Montmartre ao som da “Aquarela do Brasil” tocada pelo pianista do restaurante que, ao ver a minha camiseta brasileira, não se conteve e me ofereceu essa pérola de música. C’était très gentil! Aí, eu esqueci completamente a derrota de 98!

Nenhum comentário:

Uma coisa que adoro.

Uma coisa que adoro.
No inverno, fica tudo assim. Foto:D.B.

Os lagos

Os lagos
Pegamos nossos remos e varejões e saímos com muito cuidado para não triscar nos jacarés e sucuris. Foto: Veneide