terça-feira, 7 de julho de 2009

Noticias daqui.

Nesse último domingo, pelo resultado das eleições municipais aqui no norte da França, especificamente em Hénin-Beaumont, vivemos um exemplo de Democracia: o povo francês não é obrigado a votar. Mas decidiu ir às urnas ontem, quero dizer, anteontem, domingo (escrevi ontem, segunda-feira, o post) e barrar a vitória da Frente Nacional, partido da extrema direita, que havia levado vantagem sobre a Esquerda no primeiro turno. Tal fato já se havia repetido quando, há alguns anos, no momento de eleger o Presidente da República concorriam Chirac et Le Pen. Os eleitores correram às urnas para o segundo turno, decidindo por Chirac. Nas duas eleições, o partido extremista, levou vantagem no primeiro turno. Por quê? Porque nos dois casos, estava por trás a revolta do povo (voto de protesto) com o histórico de corrupções do partido da situação (o até recentemente maire de Hénin Beaumont, do Partido Socialista, foi afastado por desvio de verba pública e, por conta disso, a Frente Nacional quase sai vitoriosa nas eleições). Resumindo: o povo não aceita corrupção, mas também não quer ser governado por extremistas (ninguém quer, não é mesmo?). Apesar de tomar uma posição a favor da Democracia no último momento, o que é perigoso, através do voto o povo demonstrou que os sagrados valores da República devem ser respeitados. E foi assim que os Ch’tis (como são chamados os nortistas) jogaram areia na paçoca do pessoal da extrema ! Você sabe o que representa uma localidade ou um país ser dirigido por um partido de extrema direita, não sabe? E é em momento de crise que eles se sobressaem oferecendo os céus.


.

4 comentários:

Roseane, disse...

Olá..tudo bem nas terras francesas? Eu tô bem ocasional na blogosfera...mas dei uma espiadela geral por aqui. Vi como cÊ tá viajandona, chic, com a caricatura feita por Caruso e amando muito...coisa melhora não há. Bjks

Roseane, disse...

Veneide eu acho que o erro foi meu mesmo, e não do Selton, tadinho...Além de não falar alemão, o português vai de mal a pior...já concertei a frase dele. Valeu o toque!

Ciça Donner disse...

Maninha, taí uma sinuca: nao aceitar corrupcao e nao querer ser governado pl esqueda... se bem, que da esquerda francesa eu tenho PANICO. Mana, o povo leva tudo a ferro e fogo... fogo, principalmente ahahhaahha

Ernâni Motta disse...

Veneide, eu sou daqueles que acredita que a Democracia se consolida, com a alternância no Poder. Mas, se a alternativa for os "extremas" é melhor que se tudo como está, naturalmente, sem descuidarmos do combate à corrupção.
Um abraço.

Uma coisa que adoro.

Uma coisa que adoro.
No inverno, fica tudo assim. Foto:D.B.

Os lagos

Os lagos
Pegamos nossos remos e varejões e saímos com muito cuidado para não triscar nos jacarés e sucuris. Foto: Veneide