segunda-feira, 4 de julho de 2011

Passeios e piqueniques por aqui.

Aqui por esses lados do globo terrestre as pessoas que se deslocam com frequência geralmente levam seu almoço ou seu lanche para quando a fome apertar. A maioria das estradas são dotadas de uma área verde com alguns quilômetros de distância uma das outras com mesas e bancos, lixeiras e sanitários. Quando possivel, paramos em áreas afastadas das estradas se tiver um bosque, um canal ou um rio por perto. É mais agradável. Eu e meu marido levamos a caixa frigorifica (glacière) com o nosso almoço incluindo o iogurte, a fruta e o queijo (esse último é costume nacional francês). E quando vamos com amigos o vinho também vai junto, pois, francês que se preza até em piquenique ele bebe seu vinho durante o almoço e come o queijo antes da sobremesa ! E tem mulher que consegue manter a linha sem engordar ! Haja paladar para resistir ! Gente, tem tanto queijo, mas tanto queijo que sempre estou comprando uns 2 ou 3 pedaços de queijos diferentes para provar e ainda não conheço todos ! Mas vamos para as fotos dos piqueniques.

Esse foi mais que um piquenique: foi um lanche no castelo medieval dos Duques de Loraine em Sierck les Bains, durante uma festa medieval. Dia 2 de julho, sábado passado. O castelo é lindo!




Abaixo: Também na região de Loraine, leste da Fr. Jardim Botânico de Montigny-les-Metz. 1° de julho.

Aproveitamos e fizemos nossa sesta depois do piquenique na beira do rio. O boné branco do meu marido aparecendo la no cantinho à direita, rsrs. Clique na foto para ampliar.

Na beira do rio antes de irmos ao jardim botânico.

Em maio, outro piquenique. Dessa vez em um bosque no caminho de St. Valery sur Somme, na região ou departamento da Picardie. Esse negocio de região e departamento confunde até francês! Mas considera-se que é região Norte.

No vale do rio Loire nas visitas aos castelos, encontramos um grupo de ciclistas holandeses. O mais jovem tinha 60 anos. Clique para ver as bicicletas estacionadas. Parecia que estávamos na Holanda, rsrs. E ainda ficamos de papo furado com duas ciclistas (uma com mais de 70 anos) com as quais dividimos a mesa.

Abaixo. Antes da visita à Abadia de Fontevraud.Agora me diga se dá para perder tempo e dinheiro em restaurantes com tanta coisa linda para se ver em tão pouco tempo!


Outro piquenique.


Aqui embaixo, amigos franceses Monique e Gérard. Nesse dia, fomos à Bélgica visitar o Castelo de Sanefe e o Parque Regional de Mariemont. Aportamos com nossas cadeiras, vinho e queijo à beira de um canal sob um sol extraordinário no mês de abril, logo depois que chegamos do Brasil. Agora, levantamos nosso brinde para todos os amigos.



3 comentários:

Unknown disse...

Que lindos lugares Veneide!
Pic-nic realmente é tudo de bom !!!!!

Estou há horas pra responder teu e-mail, mas estou nas ultimas organizações para as férias (adivinha onde? ;) então um pouco sem tempo!
Na minha volta te conto como foi e quantos pic nics eu fiz =)
beijão!

Eu, sem clone disse...

Oi Laura! Adivinhar, hummmmm...Deixa ver se sei...Vens dar um giro francês! kkkk. Boa viagem! beijão de volta p ti.

Alcilene Cavalcante disse...

Coisa boa..Outro dia a gente fez um piquenique no parque do Forte..Foi muito legal

Uma coisa que adoro.

Uma coisa que adoro.
No inverno, fica tudo assim. Foto:D.B.

Os lagos

Os lagos
Pegamos nossos remos e varejões e saímos com muito cuidado para não triscar nos jacarés e sucuris. Foto: Veneide