quinta-feira, 26 de junho de 2008

Estamos de volta !

Se eu não voltasse de Roma mais rápido, eu ficaria assim ó!

Oi amigos! Antes de qualquer coisa quero agradecer a vocês por haverem alimentado meu macaquinho esses dias que passei fora. Um beijo no coração de cada um !
Depois de alguns dias junto a um casal maravilhoso e um calor escaldante e seco em Roma, volto a postar. Peço deculpas aos amigos da blogosfera se ainda não dei sinal de vida em seus blogs (eu bem que avisei, rsrs). Rever as maravilhas da cidade eterna para quem gosta de história, vale qualquer calor ou frio. Já não digo o mesmo dos transportes públicos em Roma e arredores. Gente, os ônibus e trens, lotados , sem climatização, com aqueles vidros fechados e apenas alguns balancinhos abertos, nessa época de calor, é de matar qualquer um do coração. Portanto, dois conselhos : 1- se você puder, evite ir a Roma no verão. E estamos apenas em junho (Veneza é a mesma coisa) ; 2- se você não tiver escolha e vir no verão, traga roupas levíssimas, chapéu, filtro solar e um leque, ou tenha sempre à mão um jornalzinho para se abanar. Aceite sempre um jornalzinho daqueles distribuidos gratuitamente. Fiz isso na entrada da estação ferroviaria e, ja dentro do trem super lotado, acabei entregando o jornal para um senhor se abanar pois vi que o homem já estava sem ar e subindo pelas paredes procurando uma fresta na porta para respirar. Solidariedade aqui na Europa é raro. Portanto, se fie em você mesmo mas não deixe de ajudar se puder, pois, como em toda parte, um gesto de solidariedade é sempre bem vindo por quem precisa. Quanto à roupa, não é permitida a entrada em igrejas nem de bermuda, nem de mini saia ou decotes. Então, ou vista calça bem levezinha ou traga uma dentro da bolsa ou sacola, se você preferir passear de bermudas. Tome suas precauções climáticas seja qual for a época do ano pois, vale a pena vir em qualquer época. E nunca compre as lembrancinhas perto dos monumentos históricos ou você vai estar pagando o dobro ou o triplo do preço. Um pouco afastados, sempre tem os imigrantes africanos com os mesmos objetos pela metade do preço.
A comida : acho que você sabe qual é o prato nacional na Itália, não é ? Eu também sabia. Só não sabia que a entrada, ou antepasto, sempre tem a massa acompanhando. Mas você pode optar e escolher as famosas torradas cobertas com tomate picadinho, ou atum, etc. Como eu tenho um estômago pequeno, eu sempre levantava da mesa quase espocando ! Agora compreendi por que a minha priminha engordou, rsrsrs. Se você comer frutos do mar aposte que ele virá acompanhado de massa que você ganhará a aposta. Mas é tudo muito gostoso, pois os italianos cultuam uma boa mesa também. Ei, eu não fui à Itália para comer, não. Isso era apenas um caso de necessidade, um complemento depois dos passeios e visitas e uma maneira de reunir a familia e aos amigos, rsrsrs.
Vou parar por aqui, senão esse post vai ficar tão longo que vocês não vão querer ler. Além disso, desde ontem estou fazendo faxina e colocando as curtinas para lavar. Aproveitar o sol que faz aqui no norte francês. Tchau meus queridos.
Proximo à casa de minha prima:


O Anfiteatro Flavio, ou Coliseu, Roma:

Qual dos dois é o Rômulo?


O Forum romano, Arco de Settimio Severo:Arco de Constantino:

Uma pausa para um jantarzinho que ninguém é de ferro. No fim do "antepasto":

Uma geladinha para encarar o calor:
Surpresa! m¤¤x*@**##!!! O Pantéon está rodeado de restaurante! Quase não dava para tirar a foto!O jantar da prima Rose estava uma delicia! Mas ela esqueceu de dar aquele riso gostoso. As especialidades: prato de frios, fatias de melão cobertas com presunto defumado, bolinhas de queijo de búfala, beringela e feijão verde (receita especial), torrada com salada de tomate (prima, qual é mesmo o nome dessa torrada ?), coração de alcachofra. A massa estava no fogo. Entendem porque a circunferência da minha barriga aumentou? A Fontana de Trevi (eu joguei a moedinha depois). Será que voltarei? Quando estive lá em dez. 83, joguei e voltei em 98. E em 2008. Será que voltarei outra vez? O jantar da despedida no "Albatroz". Arrivederci, Lutchia!
Mas eu não dei sossego para o meu marido enquanto não fomos rever o Moisés, de Miguel Angelo, na igreja de S. Pedro in Vincole. Deixei de rever a "Boca da verdade", o "Baco" e outros. Não da para fazer tudo. So que agora, com a maquina digital nem se fala né...temos é que aproveitar. E eu adoro tirar fotos...como vcs ja perceberam.

Ave, Constantino! Quanto era mesmo que vosmicê calçava? Pátio do Capitólio.




.

10 comentários:

ROSA E OLIVIER disse...

"Piú giú, in fondo alla Tuscolana,
oltre cinecittà c'è un prato..."...!?...

passavo per un saluto!

O Profeta disse...

Itália meu Deus que saudades...


Hoje o Sol pintou de luz o verde
As hortênsias são nuvens na terra
Plantadas por um deus romântico
No sortilégio que esta ilha encerra



Um luminoso Sol te acalente a alma



Mágico beijo

Cristiana Fonseca disse...

Que bela viagem ,que lugares mágicos vc tem nas fotos.
Super beijos,
Cris

Menina do Rio disse...

Um dia terei umas férias dessas! As imagens são lindas!

Vem comer bolo comigo

Um beijo

Letícia Losekann Coelho disse...

Que tudo de bom as imagens teu texto empolgado! Deve ter sido um ótimo passeio! É muito bom estar com pessoas legais :)
beijos

Unknown disse...

Ai que vontade que deu de ir para Roma...Adoro esta cidade e as comidas também; Bjks

Alcinéa Cavalcante disse...

Fiquei com inveja rsss
Belo tesxto e belas fotos.
Beijos, querida, e bom final de semana.

RoseStaccone disse...

oi prii!!!... menina agora que dei uma escapada dos livros, minha prova foi antecipada e segunda-feira!!
Ameeeeeeei o post da viagem, maravilhoso e verdadeiriiisimo!mas ainda tem muita coisa pra contar que eu sei... Boville por exemplo... vou esperar viu?parece que estou aguardando um livro...(quem sabe nao é uma boa ideia!??!) e ja estamos morrendo de saudades de vcs dois Ve...a Italia ficou muito mais gostosa com vcs por aqui... depois vamos fazer a viagem ao inverso, nos e que vamos pra França!
Ah o nome da torradinha é BRUSCHOTTA OU BRUSCHETTA, mas nao vai levar pro buraco da maldade!!KKk! bjossssssss

Anônimo disse...

Realmente, Roma é uma dessas cidades mágicas que a gente se sente como se estivesse dentro da história. E a comida...
"meravigliosa!
Ciao bella!

RENATA CORDEIRO disse...

Lindas fotos! mas vc só viaja, mulher. Vc sabia que terça passada fui operada de câncer no útero, mas já estou em casa e fiz um post dedicados a todos da blogosfera, mesmo àqueles que nada sabiam. Apareça por lá, amiga, a sua presença é muito importante.
wwwrenatacordeiro.blogspot.com
Um grande beijo,
Renata
PS: É sobre o filme "Onegin"

Uma coisa que adoro.

Uma coisa que adoro.
No inverno, fica tudo assim. Foto:D.B.

Os lagos

Os lagos
Pegamos nossos remos e varejões e saímos com muito cuidado para não triscar nos jacarés e sucuris. Foto: Veneide