domingo, 30 de outubro de 2016

Infância ultrajada.

Publicado no Diário do Amapá em 19.10.16

Grosseria irônica do descaso: Na semana em que se festejava o Dia da Criança e o Dia do Professor, a reportagem do Jornal do Amapá do dia 14 de outubro último noticiou o “estupro de uma criança de 9 anos dentro de uma escola estadual por um condenado da justiça, que cumpria pena alternativa na escola”. O que certamente chocou os amapaenses.  Não bastasse o governo, ordenador de despesas, suspender os contratos de vigilância com os terceirizados deixando à margem da economia muitos pais de família e, em consequência, desprotegendo as escolas, professores e alunos, agora temos essa ameaça com passe livre nas nossas escolas.
Cabe aos órgãos competentes investigar a autoria do fato alegado bem como a responsabilidade de quem possibilitou ao condenado cumprir pena dentro de uma escola, e, se realmente, o autor era um apenado cumprindo pena.
O certo é que não podemos ficar com a boca aberta tentando engolir o susto, nem limitar nossa indignação com tantos fatos violentos que vem acontecendo em nossa terra aos comentários em família e entre amigos. Não podemos ficar omissos quando sabemos que, além de todos os problemas causados pela falta de segurança de nossas escolas que estão sendo depredadas e saqueadas e seus professores agredidos por vagabundos, nossas crianças não podem nem ir ao sanitário sozinhas porque o bandido, de tocaia, ataca para roubar a sua inocência da forma mais vil e desumana! Em que ambiente estamos criando nossos filhos??
O Estado é o ente responsável pela segurança de nossa população mas aí, caríssimos, o Amapá está deixando a desejar. E muito! E não é falta da polícia, não. A polícia não é composta só do efetivo humano. Precisa de toda uma estrutura material e apoio moral para ser eficiente, além de valorização profissional. Policiais são seres humanos que arriscam a própria vida para proteger outros seres humanos. Escola é lugar de crianças, de jovens, de mestres, de livros e não de bandidos! Escola é lugar de alegria e não de tristeza; escola é lugar de formação de pessoas, futuros adultos; lugar de aprendizagem. É às escolas que confiamos nossos filhos e netos! Se não pudermos mais confiar nas escolas na certeza que lá nossas crianças estarão seguras, o que será de nós?? O que será de nosso estado, de nosso país?? O que será de nosso povo, de nosso futuro??
Acorda, Amapá! Tuas ruas estão tomadas pela bandidagem! E isso é consequência do desemprego; da falta de investimento e acompanhamento da infância que, hoje, se tornou bandida; da falta de segurança e da aplicação efetiva das leis. E também, da falta de respeito às leis. E tudo isso tem como base a negligência para com a Educação! Sem falar na corrupção e nos comportamentos ilícitos de quem só quer um cargo político para se beneficiar!
A questão agora é: quem vai reparar o erro que deu causa ao crime contra essa inocente? Ou ao menino que também foi violentado em uma escola meses antes, ainda segundo a reportagem. Ninguém pode reparar! O prejuízo está feito. Irreparável! Corpo e mente destruídos. A inocência e a segurança de nossas crianças não estão sendo levadas em consideração. Onde chegaremos com esse estado de coisas? Assaltos todos os dias! Bandidos armados em cada esquina esperando dar o bote. Comerciantes, clientes e população assustados. Estamos ultrapassados pela violência!

Amapá, o pote de ouro de certos políticos virou um bacio cheio de fezes para seus habitantes! Infelizmente! Desculpem a expressão. Amo a minha terra e seu povo, pois faço parte deles. Mas estou me sentindo envergonhada perante os pais dessa criança e de tantas outras que sofrem por falta de uma política direcionada para a proteção infantil pois, proteger as escolas é também proteger seus usuários e funcionários. 

Nenhum comentário:

Uma coisa que adoro.

Uma coisa que adoro.
No inverno, fica tudo assim. Foto:D.B.

Os lagos

Os lagos
Pegamos nossos remos e varejões e saímos com muito cuidado para não triscar nos jacarés e sucuris. Foto: Veneide